O que os cientistas cidadãos estão registrando no Ictio neste 2020?

4 de agosto del 2020

Até 8 de julho de 2020, 232 usuárixs compartilharam mais de 3500 listas de pesca por meio do aplicativo Ictio. Foram aproximadamente 900 toneladas de peixes registradas em 58 bacias de nível 4 BL desde 2018.

 

BOX: Os níveis de bacias hidrográficas são uma forma de organização espacial que considera escalas de hierarquia de bacias. O nível 1 (BL1), por exemplo, representa toda a Bacia Amazônica. O nível 2 (BL2) representa as bacias dos principais afluentes do rio Amazonas, por exemplo: Canal principal do rio Amazonas e as bacias dos rios Negro (Brasil), Putumayo (Equador, Colômbia, Peru e Brasil), Marañón (Peru) e Madeira (Peru, Bolívia e Brasil) e assim por diante. O nível 4 (BL4) delimita todas as bacias tributárias entre 10.000 km2 e 100.000 km2.

 

Destacamos a participação de três usuárixs muito ativxs, compartilhando muitas listas a partir do rio Amazonas e Madre de Dios este ano. As bacias de nível BL4 com mais informações são Amazonas (acima Jandiatuba); Amazonas / Solimões (entre Jandiatuba e Juruá) e Madre de Dios (acima Tambopata). Dessas 3 bacias foram compartilhadas 241 listas das 339 totais deste ano. Nessas regiões, IBC, San Diego Zoo, Sinchi, Instituto Mamirauá e WCS estão liderando atividades para a mobilização de comunidades indígenas e ribeirinhas.

 

O Grupo de Colaboração de Peixes está realizando uma revisão da qualidade dos dados compartilhados por meio do aplicativo Ictio, para avaliar a informação dos registros compartilhados, melhorar a plataforma Ictio.org, aumentar o número de espécies prioritárias disponíveis no aplicativo e fazer recomendações para as equipes que promovem o uso do Ictio. Avaliação da informação coletadas em Outros peixes está mostrando quais são as espécies prioritárias para incluir mais peixes na lista do aplicativo. Esse é um processo importante de curadoria de dados, que torna o banco de dados mais preciso e útil.

 

O Grupo de Colaboração de Peixes é composto por:

  • Alany Pedrosa e Alexandre Heccus, Instituto Mamirauá (Brasil);
  • Alex Bottger, Instituto do Bem Comum (Peru);
  • Carmen Garcia, Instituto de Pesquisa da Amazônia Peruana, (Peru);
  • Carola Doria, UNIR / Ecoporé (Brasil);
  • Cullen Hanks, Laboratório de Ornitologia de Cornell (EUA);
  • Fabrice Duponchelle (IRD);
  • Fernando Anaguano, Gina Leite, Guido Miranda (coordenador do grupo) e Guillermo Estupiñan (WCS)
  • Paul Van Damme, Faunagua (Bolívia);
  • Karen Castillo, Leslie Córdoba, Mario Caller, Sebastián Heilpern, Vanessa Correa e Vanessa Eyng.

 

Compartilhamos alguns mapas e gráficos para visualizar os dados até o momento. Os dados da escala da bacia BL4 estão disponíveis para download em ictio.org):