Primeira Assembleia da Rede de Ciência Cidadã da Amazônia

22 de julho de 2020

 

Em junho de 2020, a Rede Ciência Cidadã para a Amazônia realizou virtualmente sua 1ª Assembléia Geral Ordinária de Sócixs. Como um marco para a governança da Rede, na Assembleia Geral Ordinária foi designado o 1º Comitê Diretor e aprovado o Informe de Fechamento do do Grupo Gestor, que conduziu a gestão da Rede entre fevereiro de 2018 e junho de 2020. A ata da Assembleia está disponível aqui.

 

O mandato do 1º Comitê Diretor dura 4 anos. Começou em 24 de junho e tem vigência até a próxima Assembleia Geral, em 2024. O Comitê é composto por sete membros: um representante da organização anfitriã; dois representantes designados pelos grupos de colaboração; e quatro representantes eleitos através de eleições.

 

Componhe o Comitê Diretor: 

 

Carmen Rosa García Dávila - Instituto de Pesquisa da Amazônia Peruana (Peru)

Representante eleita

Bióloga e licenciada em Educação Secundária pela Universidade Nacional da Amazônia Peruana, com mestrado e doutorado em Ciências pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) / Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), no Brasil, com área de especialização em Biologia de Água Doce e Pesca Interior. Mais de 15 anos de experiência na direção de laboratórios de biologia e genética molecular. Membra do comitê editorial da revista científica indexada Folia Amazónica. Mais de 10 anos assessorando alunos na formulação e execução de monografias, dissertações e teses em universidades nacionais e estrangeiras. Membra do comitê de especialistas Flora e Fauna CITES-Peru.

 

Carolina Doria - Universidade Federal de Rondônia (Brasil)

Representante eleita

Bióloga, doutora em Ciência Socioambiental, com ênfase em Desenvolvimento Sustentável de Áreas Úmidas Tropicais, pela Universidade Federal do Pará. Desde 1998, é professora no Departamento de Biologia da Universidade Federal de Rondônia, coordenadora do Laboratório de Ictiologia e Pesca, e curadora da coleção de peixes. Também é membra da ONG Ação Ecológica Guaporé e líder da seção brasileira da Rede Internacional de Pesquisa sobre Barragens. Trabalha há 20 anos com Conservação Ambiental e Desenvolvimento na Amazônia brasileira. Seus interesses de pesquisa incluem Ictiologia e Pesca, Manejo Participativo de Recursos Naturais, Impactos de Barragens, Ciência Cidadã, Governança e Resiliência de Sistemas Socioecológicos na Amazônia.

 

Cullen Hanks - Laboratório de Ornitologia de Cornell (EUA)

Representante do Grupo de Colaboração

Líder de projetos na Biblioteca Macaulay. Cresceu no Texas, apaixonado por história natural e aventura. É bacharel em Biologia pela Cornell University e possui mestrado em estudos latino-americanos pela Universidade do Texas. Na Biblioteca Macaulay gerencia projetos de Ciência Cidadã relacionados à coleta de dados sobre biodiversidade e curadoria da mídias.

 

Mariana Varese - Wildlife Conservation Society (WCS)

Representante da Organização Anfitriã

Diretor de Paisagens da Amazônia e do projeto Ciência Cidadã para a Amazônia na WCS. Economista de recursos naturais, possui mais de 15 anos de experiência em conservação na Amazônia, América Latina e Caribe. Suas áreas de interesse atuais são a participação do cidadão na ciência, conservação e desenvolvimento sustentável; o uso efetivo de evidências na tomada de decisões; e bens públicos.

 

Socorro Pena - Sapopema (Brasil)

Representante eleita

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2016), mestre em Desenvolvimento Sustentável dos Trópicos Úmidos, pelo Centro de Estudos da Alta Amazônia da Universidade Federal do Pará (2004) e bacharel em Direito pelo Instituto Luterano de Ensino Superior (1998). Trabalhou como extensionista rural, como agente pastoral e como educadora popular. Coordenou vários projetos no Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia - IPAM (1997 a 2006) e integrou a equipe de consultores responsáveis pela construção do Zoneamento Ecológico-Econômico da Área de Influência da Rodovia BR-163 (2006-2007). Foi secretária de Estado de Pesca e Aquicultura no Pará (26 de julho de 2007 a dezembro de 2010) e atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Oeste do Pará e faz parte da coordenação da Sociedade de Pesquisa e Proteção do Meio Ambiente (Sapopema).

 

Thiago Couto - Universidade Internacional da Flórida (EUA)

Representante do Grupo de Colaboração

Ecologista e conservacionista apaixonado por rios e peixes tropicais. Seu trabalho aborda questões científicas que têm implicações diretas para o gerenciamento e a conservação de ambientes aquáticos. Atualmente, Thiago é pós-doutorado associado no Laboratório de Rios Tropicais da Universidade Internacional da Flórida (FIU), onde trabalha em vários projetos sobre Ciência Cidadã e gestão da pesca na Bacia Amazônica.

 

Vanessa Rodríguez - Instituto do Bem Comum (Peru)

Representante eleita

Possui mestrado profissional pelo Instituto de Pós-Graduação em Estudos e Desenvolvimento Internacionais IHIED (Genebra), com mais de 12 anos de experiência em pesquisas e processos de gestão ambiental, governança territorial e gestão de recursos naturais nas regiões amazônicas, com ênfase na pesca. É professora visitante no mestrado em ecoturismo e gestão de recursos florestais da Universidade Agraria La Molina (UNALM).

 

 

Principais funções do Comitê Diretor

 

 O Comitê Diretor se reunirá a cada três meses. Suas funções são:

  • Convocar a Assembleia Geral;
  • Liderar e garantir a implementação do plano estratégico da Rede e seus planos de ação;
  • Avaliar e aprovar a entrada de socixs na Rede;
  • Avaliar o desempenho da Equipe Gestora e da Organização Anfitriã;
  • Fornecer diretrizes para o gerenciamento de conflitos e para solucionar casos excepcionais ou questões éticas de alta complexidade;
  •  Aprovar o plano de trabalho da Equipe Gestora e o orçamento anual, além de definir e liderar a estratégia de sustentabilidade financeira da Rede;
  • Promover e aprovar alianças e ações estratégicas para posicionar a Rede, incluindo a participação em projetos ou a assinatura de alianças estratégicas;
  • Aprovar as políticas da Rede, incluindo acesso e uso de dados, políticas para compartilhamento de informações, entre outras;
  • Definir as diretrizes e aprovar a estratégia de comunicação de rede;
  • Avaliar o modelo de governança de rede, propor e testar alterações e outras sugestões de acordo com suas competências;
  • Atender às diretrizes e às demandas da Assembleia Geral, bem como executar a prestação de contas de sua gestão.

Informação e documentos importantes 

  • Protocolo completo de eleições [online];
  • Resumo de funções da Assembleia, do Comitê Diretor e da Equipe Gestora [link];
  • Estatutos em ESP, POR, ENG.